segunda-feira, 9 de março de 2009

a culpa é nossa!


" felicidade?? para mim não tem mais porque ser feliz... eu não tenho nada, só meus dois filhos"
" meninos invesiveis"
" o povo veio para ver espetaculo, e espetaculo sempre acaba com o bandido morto"
" para nóis é melhor estar morto... vida de bandido não é facil!"

                Temos que começar a olhar para os "meninos invisiveis" e começar a  enxerga-los, e a pedir o perdão por toda a sociedade... é tudo culpa nossa! Mesmo que nunuca tenhamos feito mal diretamente a alguém, deixamos de fazer o bem todos os dias...  temos que lutar e protestar, pois temos o dever de fazer isso.
                 Uma situaçao violenta se tornou comum, banal e praticamente indiferente, enquanto pessoas se importando com o mundo se tornou peculiar, quase esquisito.
                 Talvez a indiferença seja um jeito de nos proteger disso tudo, mas vamos sempre colher aquilo que plantamos... a violência encontra um caminho até nois, e não seremos vitimas senão de nossos proprios atos!
                 O que mais me doi, é assistir um documentário como o do ônibus 174, e ver a minha volta, uma dezena de jovens que sempre tiveram de tudo e não são gratos a isso, acham que bandido tem mais é que morrer, e ainda conseguem debochar dos gritos e choros de desesperos dos refens... Confesso que nessas horas eu tenho raiva... e me sinto um tanto quanto estranha, por me sentir culpada por isso tudo.
              O sentimento de incapacidade me doi, e começo a planejar a salvar o mundo, porém me lembro que tenho que começar de dentro para fora, e ir primeiramente a minha volta... Espero que o meu pouco seja necesário, e peço que você também faça um pouco disso... O nosso pouco vai ser muito!
              Que Deus me livre de ser indiferente... Seu eu nasci com tantas condições, devo no minino ser grata a isso, e retribuir...
               E não, Deus não estava ocupado, na hora em que a moça começa a rezar, ele simplesmente decidiu nos dar livre arbítrio... e agora temos que limpar a nossa própria sujeira...

                Desejo a todos um bom inicio de semana!

4 comentários:

Humanitas disse...

realmente...

a culpa é td nossa

a sintese de td q foi escrito é uma frase simples.

" o Estado de abandono
e o Abandono do Estado"

Dan Brownie disse...

É inccrível como a sociedade vai se tornando cada vez mais insensível a cada dia que passa. Esse texto veio a calhar num dia que ouvi numa fila do banco um cavalo dizer que tinha que haver um segundo golpe militar, matar todos bandidos e tudo mais. A ditadura foi um péssimo período para a gente, o trafico de drogas aumentou nessa época, e crimes também. A pobreza não diminuiu e as escolas não eram boas por causa dos militares.

Temos é que lutarmos por nossos direitos, lutar por uma sociedade mais justa. Fazer cada cidadão se sentir dentro da sociedade.

Apesar da minha linha que sigo, penso que em alguns casos tem criminosos que estão comprometidos mentalmente logo não haveria recuperação, por isso que deveria haver uma prisão perpétua talvez.

Unknown disse...

realmente a culpa eh nossa...
mas temos q mudar..

Anônimo disse...

A culpa só é nossa a partir do momento em que olhamos esse tipo de coisa com ar de normalidade...

A culpa também passa a ser nossa qnd nos indignamos e mesmo assim nossa indignação não transcende o campo da teoria e da boa intenção.

Resta-nos a vontade de transformar a incapacidade doída em esforço doído para mudar tudo. =)

Parabéns pelas idéias expostas no texto, Ana...

bjo pra ti